quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Boom de horrores!


Em Belém, e no Pará em geral, tem época de tudo: de chuva, de praia, de manga... Mas infelizmente existe época também quando acontece uma sequência de coisas ruins.
Assalto com refém virou moda. Toda semana acontecem pelo ao menos dois aqui em Belém e região metropolitana. A cena mais comum é a de alguém na mira de um revólver. Banalizou totalmente. E o pior é que a maioria desses crimes são cometidos por adolescentes. Esta semana conversei com um menino de 16 anos que fez uma mulher refém no Conjunto Carlos Marighela. Ele me disse que não estudava mais, parou na sétima série. A mãe ele não conhecia e o pai morava não sei aonde. O rapaz morava com a tia, no bairro do Aurá. Fiquei olhando aquele menino, porque antes de tudo é um menino, e perguntei se ele sabia usar a arma, um revólver calibre 32, com a qual ameaçou a vida de uma mulher. Quando ele me olhou e respondeu que sim, já não parecia mais um menino, mas sim um homem, e um homem formado da forma errada, sem regras, sem carinho e sem um bom exemplo em casa. Tristeza.
Outra moda que parece combinada é a onda de incêndios. Meu Deus parece que quando um acontece, vários são chamas são acesas em seguida. É um atrás do outro. Quando é em residência, quase sempre, ou sempre, é em casa de famílias pobres, que lutam para viver dia após dia. O drama é sempre igual, não dá tempo pra salvar nada, elas saem com a roupa do corpo. É triste ver o fogão queimado, só a carcaça da geladeira, as cadeiras e mesas de ferro, todas retorcidas.
Outra triste realidade que vemos quase toda semana são os abusos contra crianças. Um pai, um tio, um sobrinho, um marido da avó, e agora temos até filho que estupra a mãe de 74 anos de idade. Sempre tem um infeliz com a triste idéia de machucar um inocente. Essa não dá pra perdoar ou ao menos entender. Dá vontade de esganar um sujeito desse!!!!
É de partir o coração ver essas cenas, tão comuns no nosso dia a dia de jornalista. A gente tem que engolir o choro e partir para a redação escrever o texto das matérias que os telespectadores vão ver, muitos deles se identificam com as histórias, pois afinal de contas, é a época dos acontecimentos. É a época dos horrores!!

Nenhum comentário: