segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resultados do Círio 2010

Foto: Shamara Fragoso

"Ai"... Essa é a única palavra que consigo pronunciar direito nessa segunda-feira pós círio.
Meu corpo dói, minha voz foi embora e mal consigo respirar. rsrs
Exagerada né! Mas exageros à parte, estou muito cansada mesmo!
Vivi uma prova de fogo no sábado a noite, durante a Trasladação. Mais de 1 milhão de pessoas acompanharam a procissão e eu estava lá no meio delas. No começo foi fácil, Amilton e eu estávamos protegidos na segurança da corda que isola a berlinda, quase nem suei! rsrsrsrs
Bendita foi a hora que a quinta estação foi desatrelada e nós tivemos que sair de perto da berlinda e ir para frente da procissão. O Círio desafia as leis da física, principalmente a que diz que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ocupam sim, e não apenas dois corpos, mas milhares!
Foi uma verdadeira saga pra gente atravessar a multidão. No começo fiz força, pedi muitas licenças pra passar, me enfiava em lugares, que seriam teoricamente, impossíveis de entrar. Mas depois de 20 minutos me batendo pra passar meu corpo já não respondia e a gente não tinha avançado nem 5 metros! Só ai entendi que não tem "querer" numa situação dessas. Eu queria sair dali o mais rápido possível, mas não podia, não conseguia. Então soltei o corpo e deixei a procissão me levar, respirei fundo e pedi pra Nossa Senhora de Nazaré nos ajudar! rsrsrs
Depois de quase uma hora conseguimos chegar a avenida Generalíssimo Deodoro e fomos para frente da procissão. Na avenida Presidente Vargas pude ver de cima o quanto é linda a Trasladação. Não tem quem não se emocione com a demonstração de fé. Não importa a religião, se você acredita ou não na intercessão de Nossa Senhora de Nazaré junto a Deus, essas procissões emocionam pela fé desses devotos, pelas ações deles, pelas lágrimas que saem do olhos deles, pelo desafio de enfrentar essa multidão por um desejo, um milagre.
É impressionante ver a coragem desse povo que vai na corda, não sei se conseguiria.
É tocante ver essa multidão de pessoas rezando juntas, a gente sente a presença de Deus.
As imagens feitas pelos cinegrafistas da Tv RBA estão show de bola. Quando a gente vê na telinha o resultado o peito se enche de orgulho!
Trabalhei até 1h30 da madrugada de domingo, cheguei na Tv estourada pra escrever o texto. Mas valeu! A matéria ficou show, mas também com o Amilton Torres fazendo as imagens é praticamente impossível uma matéria ficar ruim, ele faz 80% do trabalho. Tem muita sensibilidade e todo o meu respeito!
Na manhã de domingo, 7h estava na Tv, tentando disfarçar minha olheiras com muuuita maquiagem. rsrs
Fiquei no posto da Praça Santuário junto com a repórter Lurdes César fazendo os flashs. Ali a coisa foi mais fácil, pois não precisei andar muito e quando cansava dava pra esticar as pernar sentando no meio fio. rsrs
Ter produtores ajudando também facilita muito o trabalho. Rozana e Grazi arrasaram, foi muito bom trabalhar com elas.
O trabalho só terminou quando ouvimos no ponto o Ronaldo Porto se despedindo e encerrando a transmissão ao vivo da Procissão. Ai a turma se juntou pra ir embora e enquanto aguardávamos o carro que ia nos buscar sentamos num barzinho e comemoramos o ótimo desempenho de todos tomando uma cerveja geladinha. Ahhh e como tava boa aquela cerveja! hauhauhauhauhua
Só hoje fiquei sabendo de duas situações que me deixaram triste. Uma repórter do SBT foi agredida por um louco em frente ao Hotel Hilton, ele deu um soco no rosto da menina, fiquei chocada. Para o ano que vem o chefe já falou que vai pedir seguranças pra ficar com a gente. Achei muito justo, principalmente para nós mulheres, não é fácil ficar no meio dessa multidão. Outra situação que me deixou chocada foi saber que durante a Trasladação uma repórter da Tv Liberal foi atingida pela estação que se rompeu, no momento em que ela gravava uma passagem. Não sei se ela se machucou seriamente, espero que não. É por essas e outras que sempre digo que nós jornalistas que trabalhamos nas ruas deveriamos ganhar adicional de periculosidade! rsrsrs
Enfim... depois de duas semanas de trabalho intenso vou ganhar uma folga na quarta-feira e vou ganhar também um presente: vou ver minha irmã, minha mãe e meu sobrinho... ela vem fazer uma ultra sonografia, vamos ver o rostinho do nosso amado menino! (espaço titia coruja! rs)
Estou indo dormir agora... coisa rara nesses últimos dias! Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! Para quem se achava uma foca. Não sou nenhum grande critico. Mas como diz o ditado "Todo artista tem de ir aonde o povo está".