segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Viagem pelo Rio Amazonas


Tenho ficado muito na edição do jornal... uma experiência incrível que está me ensinando muito! Por isso me afastei um pouco do blog. Mas neste domingo do dia dos pais, viajei pra um lugar maravilhoso, Marudá, no litoral do Estado. Lá encontrei Ed Stafford e Gadiel Sanches, britânico e peruano que se aventuraram caminhando toda a extensão do Rio Amazonas. Foram 9 mil e 500 quilômetros desde a nascente do rio, no Peru, até o oceano Atlântico, na praia do Crispin, em Marapanin, há 160 quilômetros de Belém.

Foto: Keith Ducatel

Quando vejo essas coisas confirmo que existe doido pra tudo nessa vida!! rsrs
Duas figuras muito bacanas. O ex-militar britânico foi quem começou com tudo há dois anos quatro meses e seis dias. Quatro meses depois que começou a caminhada encontrou Gadiel, também conhecido como "Cho", que o acompanhou até esta segunda, quando finalmente chegaram ao final da jornada.
Tive a oportunidade de acompanhá-los por 10 quilômetros e garanto não foi nada fácil para esta repórter sedentária caminhar apenas esse distância, imagina passar mais de dois anos nessa aventura!! É de admirar a coragem dos dois. E motivo pelo qual eles querem chamar a atenção é nobre: eles querem chamar a atenção para a preservação da Floresta Amazônica e das pessoas que moram nela.
Ed tem um blog - Walking the Amazon - que atualiza quase todos os dias contando o dia a dia dos dois, ele conecta através de um sistema via satélite.
Foi um privilégio conhecer os dois, conhecer duas culturas diferentes. O peruano é técnico ambiental no país dele, e contou que lá as pessoas respeitam menos ainda a floresta. Não sei se fiquei feliz ou triste com essa notícia, em saber que lá as pessoas tem menos consciência ambiental do os brasileiros. Afinal de contas a floresta de lá também faz parte da Amazônia Legal... vai saber o que eles estão fazendo com esse ecossistema!?!
Cheguei em casa muito, muito, muito cansada. Mas valeu muito muito muito apena.

Nenhum comentário: