terça-feira, 6 de julho de 2010

Desafio



Repórter de tv mata um leão todo dia... exagero? pode até ser, mas vou te contar, tem dias que é muuuito difícil fechar uma matéria! Uma matéria começa a ser produzida na redação, quando os produtores pensam em uma pauta, ele desenvolve a pauta, faz os encaminhamentos, pensa em quem pode dar entrevistas, faz contatos... etc. Tem dias que a produção não tem muita sorte e faz a pauta com um entrevistado apenas, então sobra para o repórter se rebolar pra melhorar a matéria. Mas tem dias que não tem escapatória, a gente tem que fazer milagre para colocar a matéria no ar, mesmo com um entrevistado apenas. O pior é quando não tem imagem para cobrir a matéria. Tv é imagem, não tem jeito, é nela que o telespectador se prende. É cruel fechar uma matéria sem esses dois recursos: entrevistado e imagem.
Se o repórter é obrigado mesmo assim a fechar a matéria, leva esporro depois. Pode ter certeza. A edição tem que cobrar de alguém, e advinha de quem?? Do repórter, é claro!
Eu entendo perfeitamente os editores, mas sinceramente não entendo por que eles não entendem os repórteres!?! rs
A gente é obrigado a escrever aquele texto, o que se pode fazer?
Se alguém, lá em cima (e não é Deus), exige que a matéria seja feita, a única coisa a se fazer é escrever, mesmo que não tenha nenhum dos dois recursos... te vira: escreve.
E então acontece o efeito dominó: se a produção não faz o trabalho direito, o repórter dificilmente vai fazer algo que preste, e a edição pior ainda!
E depois o efeito dominó volta: o editor fica p... da vida e briga com o repórter; o repórter por sua vez fica mais p... da vida e desconta na produção.
Essa é a vida na redação... e mesmo assim a gente não desiste! rs

Nenhum comentário: